WANEP-GB alerta para risco de violência eleitoral na Guiné-Bissau

Bissau

A Rede Oeste Africana para a Edificação da Paz (WANEP-GB), por meio do seu Grupo Nacional de Resposta Eleitoral, alertou para o risco de violência eleitoral na Guiné-Bissau e destacou medidas essenciais para garantir um processo eleitoral pacífico no país.

A organização sub-regional apresentou publicamente, nesta quarta-feira, 14 de Maio, um relatório sobre o processo eleitoral, fruto da monitorização pré-eleitoral realizada no âmbito do projecto regional “Monitorização, Análise e Mitigação da Violência Eleitoral” (E-MAM 2023-2026). Esta iniciativa abrange onze países da África Ocidental, incluindo a Guiné-Bissau, sob a coordenação da WANEP e com financiamento da União Europeia.

Em publicação nas redes sociais, a WANEP-GB detalhou os factores que podem desencadear episódios de violência eleitoral no período de Outubro de 2024 a Abril de 2025. Entre os principais riscos, a organização destaca a “fragilidade institucional”, evidenciada por crises de legitimidade nos órgãos do Estado – incluindo os poderes presidencial, legislativo, executivo, judicial e a Comissão Nacional de Eleições. O relatório também aponta para a ocorrência de violência pré-eleitoral, com ênfase nas restrições à liberdade e ao exercício dos direitos fundamentais, discursos de ódio, apelos à violência, divisões internas nos partidos, desacordo quanto à data das eleições e práticas de compra de votos durante a pré-campanha.

“Essas situações configuram um alto risco de tensão política e social, alimentando um clima de insegurança que afecta negativamente a vida política, económica e social do país”, alerta o relatório.

Diante desse cenário, o Grupo Nacional de Resposta Eleitoral da WANEP-GB, composto por organizações da sociedade civil, apela ao diálogo e ao consenso como caminhos para assegurar um processo eleitoral pacífico. A organização reafirma ainda a sua total disponibilidade para colaborar com parceiros nacionais, regionais e internacionais na busca pela paz e estabilidade na Guiné-Bissau.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…
Autores lusófonos discutem “descolonização cultural” em Coimbra

Autores lusófonos discutem “descolonização cultural” em Coimbra

De 20 a 29 de junho, na Feira do Livro de Coimbra, a Associação Portugal Brasil 200 anos (APBRA) vai…
Cabo Verde: Ativistas internacionais, estrelas da dança, pintores e produtoras de música chegam para participar no Kumunidadi Fest

Cabo Verde: Ativistas internacionais, estrelas da dança, pintores e produtoras de música chegam para participar no Kumunidadi Fest

A 1ª edição do Kumunidadi Fest, que vai decorrer no dia 21 de junho, das 9h às 19h, em Ponta…