Guiné Equatorial e Gabão assinam acordo para reforçar telecomunicações e conectividade digital

A cidade de La Paz (Djibloho), na Guiné Equatorial, foi palco, no dia 10 de novembro, da assinatura de um acordo histórico entre a Guiné Equatorial e o Gabão para o fortalecimento da cooperação nos domínios das telecomunicações e da conectividade digital. O entendimento representa um passo decisivo para a integração tecnológica e económica no seio da Comunidade Económica e Monetária da África Central (CEMAC).

O acordo foi assinado pelo ministro dos Transportes, Telecomunicações e Sistema de Inteligência Digital da Guiné Equatorial, Honorato Evita Oma, e pelo ministro gabonês da Inteligência Digital, Mark Alexander Doumba, acompanhados de delegações técnicas de alto nível de ambos os países.

Entre os principais avanços destacam-se três iniciativas estratégicas: o projeto “Itinerância Zero” (Roaming Zero CEMAC), que permitirá comunicações sem custos adicionais entre cidadãos dos dois países; a resolução de interferências transfronteiriças nas zonas de Mongomo e Ebebeyin; e o lançamento da interligação de fibra ótica CAB-4, que conectará os dois territórios e reforçará o anel sub-regional de fibra ótica da CEMAC.

Com este acordo, Guiné Equatorial e Gabão reforçam o compromisso com a Agenda 2063 da União Africana, promovendo a modernização tecnológica, a redução dos custos de comunicação e a consolidação de uma verdadeira integração digital entre os países da CEMAC.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Guiné Equatorial e Galp assinam memorando para avaliação de blocos petrolíferos

A Guiné Equatorial e a Galp assinaram na...

0

Guiné Equatorial: Governo aumenta fiscalização de empresas por irregularidades fiscais

O Governo equato-guineense decidiu aumentar a fiscalização das...

0

Guiné Equatorial: Malabo acolhe quinta mesa redonda sobre cooperação entre África e China

A cidade de Malabo acolheu a quinta Mesa...

0