Guiné Equatorial: Governo avalia implementação do Seguro Médico Universal

O Governo da Guiné Equatorial avaliou, esta quarta-feira, o estado de implementação do Seguro Médico Universal, num encontro presidido pelo primeiro-ministro e responsável pela Coordenação Administrativa, Manuel Osa Nsue, na sede da Presidência do Governo, em Malabo II.

Durante a sessão, que contou com a participação do Ministério da Saúde, do INSESO e da Organização Mundial da Saúde (OMS), Osa Nsue sublinhou a importância estratégica do seguro como instrumento essencial para garantir o acesso equitativo aos cuidados de saúde. O chefe do Executivo destacou que o Seguro Médico Universal deve assegurar o princípio de “Saúde para Todos” e responder a uma necessidade real e urgente da população.

O primeiro-ministro reforçou que o seguro não deve ser encarado como uma promessa política, mas como um direito fundamental, apelando às instituições envolvidas para acelerarem o processo de implementação com maior coordenação e compromisso.

Por sua vez, os representantes das entidades envolvidas apresentaram os avanços técnicos, logísticos e legislativos já alcançados, reconhecendo, no entanto, a existência de desafios, nomeadamente ao nível da cobertura efectiva, do financiamento sustentável e da sensibilização da população.

A reunião terminou com o compromisso de definir prazos concretos para a implementação total do sistema, que poderá representar uma mudança estrutural no acesso à saúde no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Guiné Equatorial informa Itália e Vaticano sobre indulto concedido a Fulgençio Obiang Esuno

A Guiné Equatorial informou oficialmente o Vaticano e...

0

Guiné Equatorial reconhcida pela coesão social e papel na segurança regional

O Presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema...

1

Guiné Equatorial e EUA negociam novas receitas para setor não petrolífero

Os Governos da Guiné Equatorial e Estados Unidos...

0