A Comissão Parlamentar de Economia, Comércio, Finanças e Orçamentos da Guiné Equatorial começou a analisar nesta semana os Orçamentos Gerais do Estado elaborados pelo Governo para o próximo ano de 2025.
De acordo com o site institucional do Governo equato-guineense, a análise decorre na Câmara dos Deputados, encontrando-se em deliberações que são feitas sob a moderação do presidente da Câmara dos Deputados, Salomón Nguema Owono.
As últimas estimativas do Instituto Nacional de Estatística do país indicam que a atividade económica nacional registaria um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 0,5% em 2024, sendo cerca de 4,7 pontos percentuais abaixo das estimativas realizadas no início do ano.
Neste contexto, o Governo prevê para 2025 uma arrecadação de receitas do Estado de 1.405.969 milhões de Francos CFA, das quais as receitas não petrolíferas aumentarão para 273.864 milhões, uma subida de 22% comparativamente ao exercício em curso, enquanto petrolífero.
Já as despesas do Estado para o próximo ano ascenderiam a 1.403.346 milhões de Francos CFA, dos quais as despesas correntes estão estimadas em 963.408 milhões e os investimentos públicos em 440 mil milhões.