Lisboa acolheu lançamento da primeira edição do «Barómetro da Lusofonia»


O auditório da Sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, acolheu esta semana o lançamento da primeira edição do «Barómetro da Lusofonia», evento que marcou o início do ciclo comemorativo dos 30 anos da organização. A cerimónia contou com transmissão em direto no canal oficial da CPLP no YouTube.

A Secretária Executiva da CPLP, Embaixadora Maria de Fátima Jardim, destacou que o «Barómetro» constitui um instrumento estratégico, permitindo auscultar de forma sistemática prioridades, inquietações e expectativas dos cidadãos dos Estados-Membros. Por sua vez, o Representante Permanente do Brasil junto à CPLP, Embaixador Juliano Nascimento, sublinhou a qualidade do estudo, realizado com equipas de todos os países da comunidade, que pela primeira vez retrata este tipo de perceções.

O coordenador do «Barómetro», Professor Antonio Lavareda, do Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (IPESPE), salientou que a língua portuguesa se converte num espaço simbólico de pertença, mesmo entre países que não partilham fronteiras. A pesquisa, realizada junto a 5.400 pessoas em Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, abrange temas como identidade cultural, indústrias criativas, desinformação, educação, migrações, sustentabilidade ambiental e funcionamento das instituições democráticas.

O «Barómetro da Lusofonia», apoiado institucionalmente pela CPLP e por várias organizações académicas e culturais, pretende fortalecer a cooperação e o intercâmbio entre os países de língua portuguesa, promovendo debates mais informados e uma ação multilateral concertada em diferentes dimensões – económica, educacional, social, cultural e institucional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Angola e Huawei assinam acordo para modernizar sistema nacional de saúde

O Ministério da Saúde de Angola e a...

0

Guiné-Bissau: CEDEAO quebra a primeira barreira do Alto Comando e tira DSP da prisão

Domingos Simões Pereira, utilizado como trunfo político pelo...

0

Cabo Verde: Governo quer aumentar bolsas de estudo no ensino superior

O primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e...

0