China, Hong Kong e Macau reforçam cooperação marítima na Grande Baía

As autoridades marítimas do Interior da China, de Hong Kong e de Macau reuniram-se esta sexta-feira, 14 de novembro, em Macau, para aprofundar a cooperação regional e reforçar a segurança do tráfego marítimo na Grande Baía Guangdong–Hong Kong–Macau.

O encontro incluiu a assinatura de um novo Acordo de Cooperação sobre Partilha e Gestão Conjunta das Informações sobre Segurança do Tráfego Marítimo, que pretende melhorar a comunicação e a coordenação entre as três regiões.

Durante as reuniões técnicas, realizadas no edifício da Direção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água (DSAMA), os representantes das três partes fizeram o balanço dos progressos alcançados no último ano e trocaram opiniões sobre temas como inspeção de embarcações, gestão do Canal de Macau, navegação, busca e salvamento no mar e reforço da formação marítima.

Os responsáveis destacaram que a cooperação tem produzido resultados positivos, apoiada por instrumentos como o Acordo de Cooperação Marítima da Grande Baía e as normas conjuntas para embarcações de alta velocidade.

Com a assinatura do novo acordo, as três regiões comprometem-se agora a reforçar a partilha de dados sobre acidentes marítimos, acompanhar embarcações infratoras entre jurisdições e trocar informações sobre operações marítimas à superfície e no fundo do mar. Segundo as autoridades, o objetivo é consolidar um sistema de segurança marítima mais integrado e eficaz, capaz de responder aos desafios de uma das áreas económicas mais dinâmicas da Ásia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Austrália alerta para investidas de hackers chineses contra infraestruturas críticas

O diretor da agência de inteligência australiana, Mike...

0

Grande Prémio de Macau celebra tradição com mestres da doçaria e da azulejaria

Edição de 2025 alia velocidade e património cultural,...

0

UE vai passar a cobrar taxas alfandegárias em todas as encomendas abaixo de 150 euros

A União Europeia chegou a acordo para acabar...

0