O diretor do Gabinete para os Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado da China, Xia Baolong, defendeu que Macau, Hong Kong e o restante território chinês devem avançar como uma comunidade com futuro partilhado.
Durante a sua intervenção, Xia instou o Governo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) a implementar com firmeza os princípios expressos nos discursos do Presidente Xi Jinping, promovendo o desenvolvimento local em sintonia com os objetivos nacionais.
As declarações foram interpretadas pelas autoridades locais como uma orientação clara para o futuro de Macau, com elevado valor simbólico e estratégico.
O diretor-geral dos Serviços de Alfândega da RAEM, Adriano Marques Ho, destacou o apelo de Xia à determinação e persistência no cumprimento da missão de desenvolver Macau e garantir a sua segurança.
Nesse sentido, os Serviços de Alfândega comprometeram-se a reforçar a prevenção de riscos e a defesa da segurança nacional, intensificando a análise de informações e o combate a ameaças.
A instituição reiterou ainda o seu compromisso com a prática do princípio “um país, dois sistemas” e com a modernização dos serviços fronteiriços, cooperando com outras entidades da RAEM e com o Governo Central.
Os SA reforçaram ainda a intenção de contribuir para a integração de Macau na Zona de Cooperação Aprofundada em Hengqin, apostando na facilitação alfandegária e no apoio à diversificação económica da região.