Macau: Diversas atividades assinalam 500 anos do nascimento de Luís de Camões

As comemorações dos 500 anos do nascimento do poeta português Luís Vaz de Camões vão ser assinaladas, em Macau, com um programa alargado que inclui concertos, palestras e visitas literárias guiadas, fomentando o intercâmbio cultural entre a China e Portugal e aprofundando o conhecimento do público sobre a literatura portuguesa.

No dia 1 de junho, na Casa da Literatura, vai decorrer o “Concerto de Livros Ilustrados de Poesia ‘Para Camões’”, onde a escritora de Macau, Ma Yingying, vai interpretar 10 obras musicais originais.

No dia seguinte, também na Casa da Literatura Catherine Chan, docente da Universidade de Lingnan, em Hong Kong, conduzirá uma palestra sobre a ligação histórica entre Camões e Macau, analisando como Macau criou, reformulou e consolidou uma relação amorosa com Camões e a sua epopeia “Os Lusíadas”.

O programa inclui ainda, no dia 8 de junho, duas visitas guiadas, em cantonês, por vários locais de Macau, com o objetivo de dar a conhecer ao público a vida de Camões na cidade e as fontes da sua criatividade.

No dia 24 de junho, a Associação dos Jovens Macaenses organiza uma palestra sobre “os 500 anos da presença portuguesa e a importância da língua de Camões em Macau”. Simultaneamente, a Casa de Portugal em Macau apresentará uma instalação artística da portuguesa Elisa Vilaça, com um “Camões de grande tamanho” na varanda da sua sede, situada numa das ruas mais movimentadas da cidade.

As comemorações também incluem eventos para celebrar o centenário da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau, realizada em 1924. No dia 20 de junho, o consulado-geral de Portugal em Macau receberá uma exposição e uma conferência sobre a viagem histórica de Sarmento de Beires, Brito Pais e Manuel Gouveia.

Estas celebrações integram o programa “Junho – Mês de Portugal na Região Administrativa Especial de Macau”, que conta com a participação de 16 associações de Macau e quatro de Portugal, e inclui dezenas de iniciativas, entre exposições, lançamentos de livros, workshops e seminários.

Foram ainda desenhados, pela Casa da Literatura de Macau, três postais comemorativos dos cinco séculos do nascimento do poeta português.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique: Autoridades apreendem seis armas de fogo e desmantelam três cativeiros de vítimas de raptos

Moçambique: Autoridades apreendem seis armas de fogo e desmantelam três cativeiros de vítimas de raptos

Os esforços para combater a indústria de raptos em Moçambique ainda estão longe de ser concluídos. No entanto, as autoridades…
Revista de Imprensa Lusófona de 30 de abril de 2025

Revista de Imprensa Lusófona de 30 de abril de 2025

“Guiné Equatorial participa da Exposição Internacional de Agricultura em Marrocos” e “Análise dos relatórios das Missões Estrangeiras no Senado” são…
Uma história de amor, separação e superação, Last Call, de Ivandro Cabral estreia no ELTE Film Festival, em Budapeste

Uma história de amor, separação e superação, Last Call, de Ivandro Cabral estreia no ELTE Film Festival, em Budapeste

“O amor nem sempre é suficiente para manter duas pessoas juntas. Às vezes, as circunstâncias decidem por nós.” É com…
Angola conclui participação na reunião do Comité Executivo do FP-SADC na Namíbia

Angola conclui participação na reunião do Comité Executivo do FP-SADC na Namíbia

Angola concluiu hoje, 30 de abril, a sua participação na reunião do Comité Executivo do Fórum Parlamentar da Comunidade de…