Macau: Exportações com expectativas mais optimistas no segundo trimestre de 2025

O Inquérito de Conjuntura ao Sector Industrial Exportador, divulgado pela Direcção dos Serviços de Estatística e Censos (DSEC) esta quarta-feira, 17 de Setembro, revela que os empresários industriais da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) demonstraram uma postura ligeiramente mais optimista em relação às exportações para os próximos seis meses. No segundo trimestre de 2025, os principais produtos exportados foram vestuário e confecções, produtos farmacêuticos, equipamentos electrónicos/eléctricos, bebidas alcoólicas e tabaco, bem como produtos metálicos. A União Europeia destacou-se como o mercado de destino com melhor desempenho.

A análise da carteira de encomendas mostra que a duração média foi de 2,7 meses no período em referência. Entre os diferentes ramos de actividade, o dos produtos farmacêuticos liderou, com 4,4 meses, seguido do vestuário e confecções (3,2 meses), dos equipamentos electrónicos/eléctricos (2,5 meses) e de outros produtos não têxteis (1,2 meses).

No que toca às perspectivas futuras, 53,1% dos empresários previram estagnação nas exportações, representando um aumento significativo em relação ao trimestre anterior (20,8%). Já 27,3% dos inquiridos mostraram-se optimistas quanto ao desempenho para os próximos seis meses, um ligeiro acréscimo face ao primeiro trimestre (26,9%). Por outro lado, 19,6% anteciparam uma evolução menos favorável, uma queda expressiva comparada aos 52,3% registados no trimestre anterior.

Os resultados sugerem um alívio no pessimismo e uma tendência de maior estabilidade no sector exportador, apoiada pelo bom comportamento do mercado europeu e pela forte procura de produtos farmacêuticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Macau assinala Dia Internacional do Enfermeiro em homenagem aos profissionais de saúde

Os Serviços de Saúde da Região Administrativa Especial...

0

“Pavilhão de Macau” promove empresas locais na Feira de Cantão com mais de 400 bolsas de contactos

O Instituto de Promoção do Comércio e do...

0

Universidades de Macau e Coimbra criam centro conjunto sobre Direito e Inteligência Artificial

A Universidade de Macau (UM) e a Universidade...

0