O Instituto de Promoção do Comércio e do Investimento de Macau (IPIM) participou, a 12 de maio, no Seminário Empresarial China-Brasil, em Pequim, realizado no âmbito da visita oficial do Presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva à China.
O evento reuniu representantes governamentais, líderes empresariais e especialistas para debater oportunidades de cooperação em áreas como investimento, transição energética, sustentabilidade e segurança alimentar.
Durante o seminário, o IPIM apresentou as vantagens de Macau enquanto plataforma de ligação entre a China e os países de língua portuguesa, promovendo a 2.ª Exposição Económica e Comercial China–Países de Língua Portuguesa (C-PLPEX), que terá lugar em outubro, e o serviço “Conduta do Comércio China–PLP”, criado para apoiar empresas na exploração de mercados internacionais.
A comitiva do IPIM reuniu-se ainda com os Serviços do Comércio do Município de Pequim, onde promoveu a C-PLPEX junto de 20 empresas locais dos setores da tecnologia, infraestruturas e comércio internacional.
As autoridades de Pequim confirmaram a participação oficial no evento e o envio de empresas expositoras.
Várias empresas mostraram interesse em inscrever-se como compradoras profissionais e aprofundar o conhecimento sobre as oportunidades de negócio com os países de língua portuguesa, reforçando o papel de Macau como ponte para os mercados lusófonos e como plataforma de internacionalização para as empresas chinesas.