O Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Sam Hou Fai, destacou esta segunda-feira o papel relevante da comunidade portuguesa no desenvolvimento económico e social do território, afirmando que o Governo da RAEM continuará a valorizar o carácter multicultural de Macau.
Durante a receção comemorativa do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, realizada na residência consular de Portugal em Macau, Sam Hou Fai expressou votos de felicidades ao povo português e agradeceu o contributo dos residentes portugueses e da comunidade macaense para o progresso da região.
Fez menção e reforçou os laços históricos e culturais entre Macau e Portugal, sublinhando a singularidade de Macau como o único território onde o português e o chinês são línguas oficiais.
O responsável enalteceu a cooperação entre a RAEM e Portugal em áreas como a economia, saúde, educação e inovação, reafirmando o compromisso com o aprofundamento dessa colaboração.
Ademais, e citando o Presidente Xi Jinping, reforçou o papel de Macau como plataforma de encontro entre a civilização chinesa e ocidental, e ponto estratégico nas relações sino-lusófonas.
Sam Hou Fai reiterou também o compromisso com o princípio “Um País, Dois Sistemas”, assegurando a manutenção do sistema jurídico e económico de Macau, bem como o seu estatuto de porto franco internacional.
No final, terminou com uma mensagem de confiança no futuro das relações entre a China, a Lusofonia e a RAEM, apelando a um desenvolvimento conjunto assente em amizade, respeito mútuo e cooperação.