Vai ser lançado, esta quinta-feira, pelas 18h30, no auditório do Instituto Internacional de Macau, o livro “Retratos de Luso-Asiáticos da Índia”, da autoria do arquiteto João Palla Martins. A obra inclui textos da professora de Antropologia do Instituto Universitário de Lisboa, Rosa Maria Perez, e de Delfim Correia da Silva, diretor do Centro de Língua Portuguesa do Instituto Camões em Goa.
O trabalho, que sucede às edições relativos a Macau, publicado em 2020, do Myanmar e do Sri Lanka, em 2021, e da Malásia em 2022, reúne cerca de uma centena de imagens de rostos captados pelo autor junto das comunidades de luso-descendentes da Índia, contando com apoios do Núcleo de Animação Cultural de Goa, Damão e Diu, o Instituto Camões e a Fundação Oriente.
Nos últimos anos, o arquiteto João Palla Martins tem percorrido vários países e fotografado vários rostos das comunidades luso-asiáticas com o objetivo de oferecer um olhar sobre estas fisionomias únicas. As fotografias são acompanhadas de ensaios teóricos ou científicos por autores convidados a refletirem sobre identidade, miscigenação e memória.