Pelo menos 9.466 mulheres que foram submetidas ao teste de cancro do colo do útero na província de Cabo Delgado, testaram positivo de um total de 60.167 submetidos aos exames no período entre janeiro e agosto deste ano.
Dos testes positivos, 9.306 já começaram a receber tratamentos nas 44 unidades sanitárias ao nível de Cabo Delgado preparados para o efeito.
Os dados foram nesta segunda-feira avançados pela Diretora adjunta da Direção Provincial de Saúde em Cabo Delgado, Kiriliana Mbule, no lançamento de Outubro Rosa e de dias comemorativos de Contracepção e Aborto Seguro.
O sector da saúde continua a levar a cabo ações de administração da vacina contra HPV que desde o ano passado é administrada em dose única em vez de duas, em 21 anos da sua existência.
Entretanto, Edna Tauabo, esposa do Governador de Cabo Delgado, reforçou o apelo à comunidade para promover a saúde reprodutiva e a educação em saúde, especialmente em áreas remotas, como forma de garantir o acesso à informação e a serviços adequados.
Apesar de tudo, ainda há muitas mulheres que não sabem sobre o cancro do colo do útero. “Nunca ouvi falar sobre o câncer do colo do útero antes. Para mim, saúde é só ir ao médico quando estou doente. Não sabia que precisava me preocupar com isso.”, afirmou.
“Acho que já ouvi o termo, mas não entendo muito bem do que se trata. Ninguém nunca me explicou como me proteger ou se eu deveria fazer algum exame.”, acrescentou a outra.