Moçambique: Tráfico de droga tem “teias” nas instituições públicas

A Procuradora-Geral da República de Moçambique, Beatriz Buchili, na passada quinta-feira, pediu apoio no combate ao tráfico de droga, face às “teias” que este tipo de criminalidade já tem “nas instituições públicas” do país, da polícia à política.

“Como Judiciário, devemos continuar a reforçar a integridade das instituições e os mecanismos do combate à corrupção, pois esta é um dos instrumentos usados pelo crime organizado para concretização das suas acções”, referiu a Procuradora, ao intervir, na cerimónia de abertura do ano judicial de 2024. A sessão solene, sob o lema “Reforçando o Papel do Judiciário no Combate ao Tráfico de Drogas”, decorreu em Maputo, sob orientação do Presidente da República, Filipe Nyusi.

“Daí que o tráfico de droga tenha a capacidade de estender as suas teias nas instituições públicas, incluindo no seio da polícia, das magistraturas, da advocacia, dos atores políticos e das esferas económica e social, manipulando as agendas das instituições e comprometendo o Estado”, sublinhou.

Beatriz Buchili acrescentou ainda que por isso “somos todos chamados a identificar as fraquezas institucionais, garantir a sua eliminação e denunciar todos os atos de corrupção, com destaque para os órgãos de gestão e disciplina dos magistrados e oficiais de Justiça e os órgãos de controlo interno do sector da administração da Justiça”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Guiné Equatorial endurece regras para exploração florestal e exige investimento nas comunidades

A Guiné Equatorial prepara novas exigências para o...

0

Brasil regista menor número de casos de malária em quase 50 anos com reforço do tratamento

O Brasil registou, em 2025, o menor número...

0

Angola: João Lourenço recebe presidente executivo da Embraer para reforçar cooperação no setor da aviação

O Presidente da República de Angola, João Lourenço,...

0