Banco de Moçambique continua com taxa MIMO nos 9,25%

O Banco de Moçambique decidiu manter em 9,25% a taxa MIMO, uma taxa de juro de política monetária. No entanto, vai mudar o regime de reservas obrigatórias a partir do próximo período de constituição.

A decisão foi tomada pelo Comité de Política Monetária, que justificou a manutenção da taxa com a prevalência de riscos e incertezas associados aos choques climáticos e ao prolongamento das tensões geopolíticas no Médio Oriente e na Europa, com possíveis impactos nos preços internacionais dos combustíveis e alimentos.

O novo regime de reservas obrigatórias, com duração de 18 meses, permitirá aos bancos deduzir, na componente em moeda nacional, quantias correspondentes a novos financiamentos concedidos a empresas que contribuam para a substituição de importações e/ou subida das exportações.

A taxa de juro aplicada será a taxa MIMO, podendo acrescer uma margem de 150 pontos base, de acordo com a finalidade do financiamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Governo faz mudanças nos regulamentos fiscais

O Conselho de Ministros de Moçambique aprovou alterações...

0

Moçambique: Dívida pública ultrapassa 75% do PIB no primeiro semestre

A dívida pública e garantida de Moçambique atingiu...

0

Moçambique: Governo quer atuação harmoniosa entre órgãos descentralizados

O Governo moçambicano exige uma atuação harmoniosa, coordenada...

0