Uma investigação realizada pelo canal de televisão norte-americano CNN e pela ONU, apurou que a Coreia do Norte tem fugido às sanções impostas pelas Nações Unidas e Estados Unidos, através da criação de empresas-fantasma, cooperação militar e treino de forças de elite, em Moçambique.
De acordo com a reportagem, documentos a que os jornalistas tiveram acesso, revelam que “a cooperação é selada com contratos ilegais no valor de milhões de dólares”, dinheiro que é enviado através de diplomatas norte-coreanos na região para Pyongyang.
Oficiais norte-americanos sustentam que o dinheiro vai diretamente para o fundo secreto nuclear do líder norte-coreano, King Jong-Un, conhecido como Office 39.
Questionado pela CNN, Álvaro O´da Silva, diretor do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, garantiu que o governo moçambicano respeita as sanções impostas à Coreia do Norte pelas Nações Unidas.
“Neste momento, estamos a implementar todas as sanções que as Nações Unidas declararam contra a Coreia do Norte”, afirmou o governante, vindo mais tarde alterar as declarações dizendo que não tinha ´informações detalhadas´ sobre sanções.



