A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, partilhou que Moçambique está a fortalecer as suas instituições e que isso se traduz no facto de o desempenho económico do país ser atualmente positivo.
A representante da organização internacional destacou ainda indicadores como inflação baixa, reservas fortes e taxa de crescimento económico alta.
Tratam-se de observações feitas após um encontro com o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, realizado nesta quarta-feira, 17 de abril, no contexto das Reuniões de Primavera do Banco Mundial e do FMI. O governante fez-se acompanhar pela sua equipa da área de economia e finanças, tendo um dos elementos sido o Governador do Banco de Moçambique.
“Quero congratular o Presidente pela boa performance da economia. Temos um programa ativo com Moçambique e estou feliz por ver que a posição fiscal do país se fortaleceu, o crescimento está em cima, a inflação está embaixo, as reservas estão fortes”, afirmou Georgieva, citada pelo jornal “O País”.