Moçambique: Antigo Delgado do INGD no Niassa condenado oito anos de cadeia pelo Tribunal de Lichinga

Friday Taibo, antigo Delgado do Instituto Nacional de Gestão de Desastres (INGD) na província de Niassa, norte de Moçambique, foi na terça-feira, 2 de abril, condenado pelo Tribunal Distrital de Lichinga, a uma pena de oito anos de prisão efectiva, depois se provar que tinha cometido o crime de peculato.

Friday Taibo foi encontrado, em Abril do ano passado, com outros dois indivíduos com os quais tentava desviar um camião de produtos alimentares destinados a famílias vítimas do ciclone Freddy naquela província.

No acto da condenação, o juiz do processo, Januário Paticene, disse que os réus não demonstraram arrependimentos durante o julgamento e que terão de pagar multas e indemnizar o Estado num valor de perto de 740 mil meticais.

Os outros dois inidvíduos foram igualmente condenados a penas de sete e seis anos, respectivamente, incluindo o pagamento de dez por cento de salários mínimos e indemnização ao Estado moçambicano.

No final da sentença, a defesa dos réus não teceu comentários, enquanto o procurador Danilo Tiago, representante do ministério públic,o considerou justa as penas aplicadas.

Refira-se que nesse período (abril de 2023), Friday Taibo justificou que as 12 toneladas de produtos alimentares diversos estavam a caminho do distrito de Chimbolina e devido à falta de domínio das vias da cidade de Lichinga, o motorista da empresa alugada foi parar às florestas locais de onde viria ser denunciado como um esquema de desvio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Daniel Chapo inicia visita oficial a Itália para reforçar cooperação bilateral

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0

Moçambique: em Nampula INGD reforça assistência alimentar às famílias deslocadas em Memba

O Instituto Nacional de Gestão e Redução do...

0

Portugal e Moçambique assinam mais de 20 acordos

Portugal e Moçambique rubricam mais de 20 acordos...

0