Moçambique: Centro de Mediação e Arbitragem Laboral avalia actividades em Nampula

O Centro de Mediação e Arbitragem Laboral (CEMAL) de Nampula reuniu-se nesta segunda-feira (25), na cidade de Nampula, para avaliar o seu desempenho durante o primeiro semestre do ano de 2025.

Na ocasião, o diretor do CEMAL de Nampula, Rui Tomás, revelou que, no período em análise, foram mediados 240 dos 261 casos registados, sendo que a maioria teve desfechos positivos.

“Obtiveram-se acordos aceitáveis. O setor de segurança privada é o que apresenta mais casos conflituosos na província”, afirmou.

Rui Tomás acrescentou que o setor de segurança privada foi o que mais registou conflitos laborais durante os seis primeiros meses do ano.

O diretor do CEMAL de Nampula manifestou, ainda, preocupação com a persistência de despedimentos à margem da lei em várias empresas, apelando ao diálogo como um instrumento fundamental na resolução de conflitos entre empregadores e trabalhadores.

Por sua vez, o chefe do Gabinete do Secretário de Estado em Nampula, Ussene Rodrigues, encorajou trabalhadores e empregadores a adotarem uma abordagem colaborativa na busca por soluções para os conflitos laborais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Frelimo em Gaza elege primeiro-secretário

A Frelimo elegeu um novo primeiro-secretário do Comité...

0

Moçambique: Maria Luísa Massamba deixa legado de dedicação e serviço ao país

O Governo de Moçambique enalteceu o percurso de...

0

Moçambique: Energia solar abre caminho para novos negócios juvenis no distrito de Namuno em Cabo Delgado

Dez jovens empreendedores do distrito de Namuno, sul...

0