Moçambique: Começou em Nangade na província de Cabo Delgado a Chama da Unidade Nacional

Foi lançada esta segunda-feira, 7, na sede do distrito de Nangade, norte de Cabo Delgado, pelo Chefe do Estado, Daniel Chapo de Moçambique a chama da unidade nacional, um momento destinado a comemorar a moçambicanidade, consolidando a unidade de todo povo do Rovuma ao Maputo.

Na história do país é a quarta vez que um chefe de Estado lança a chama da unidade nacional, a partir daquela província onde começou a luta armada de libertação nacional

O Chefe do Estado, Daniel Chapo,  explicou que o acto visa transmitir duas mensagens principais, que são convidar todos os moçambicanos, independentemente do seu partido, ideologia, religião, origem étnica, género ou raça para acarinhar e participar massivamente, no processo de diálogo político nacional e inclusivo, em curso.

A segunda mensagem que pretende transmitir com a chama da unidade nacional é a implantação dos alicerces da independência económica para que seja uma realidade e trabalho de cada moçambicano conferir maior significado na independência política, alcançada a 25 de Junho de 1975.

“Com a marcha da chama da unidade, queremos apelar a todos moçambicanos para nos unirmos na grande missão que assumimos neste quinquénio”.

Tudo indica que durante os 79 dias a parte desta segunda-feira a chama vai percorrer todas as províncias até a 25 de Junho, desaguar no estádio da Machava, município da Matola, província meridional de Maputo.

Foi a 9 de Junho de 1975, que se acendeu a primeira chama pelo veterano da luta de libertação nacional, Raimundo Pachinuapa, com objectivo de mobilizar a união de todos os moçambicanos no processo de edificação de um novo Estado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Governo divulga plano estratégico para água e saneamento até 2036

O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, orientou...

0

Moçambique: Autoridades devem investigar assassinato de figura da oposição e levar responsáveis à justiça

Amnistia Internacional considera “extremamente preocupante” o assassinato de...

0

Moçambique: Daniel Chapo inicia visita ao Niassa e apela à união nacional e ao combate à desinformação

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0