Moçambique conta com 60 milhões de euros do Plano Mattei

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, divulgou nesta semana que o país vai receber, numa fase inicial, 60 milhões de euros do Plano Mattei, apresentado na Cimeira Itália-África.

De acordo com a Rádio Moçambique, o Plano Mattei foi batizado com este nome em homenagem ao fundador da gigante italiana de óleo e gás ENI, Enrico Mattei.

Trata-se de uma multinacional no gás natural da Bacia do Rovuma, estimada em cerca de 5.5 biliões de euros, e integra uma estratégia do Governo italiano para criar oportunidades em África, entre financiamentos, doações e garantias para empréstimos.

Sobre a Cimeira Itália-África, Nyusi partilhou que “a Itália foi feliz por organizar este evento e os africanos mostraram claramente que não vinham simplesmente para ouvir que vão receber, mas vinham também dizer o que é que podem dar, para juntos podermos avançar, e viu-se claramente que Moçambique é um ‘player’ [jogador] importante na economia”, cita “O País”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Relatório alerta para riscos à sustentabilidade financeira das autarquias moçambicanas

As autarquias moçambicanas enfrentam desafios que podem comprometer...

0

Fórum Rússia–África reforça aposta de Daniel Chapo na transformação dos recursos naturais

O Presidente moçambicano, Daniel Francisco Chapo, participou, a...

0

Moçambique: Frelimo quer responsabilização por danos das manifestações pós-eleitorais

A bancada parlamentar da Frelimo defende o esclarecimento...

0