O Dia de Luís Vaz de Camões, celebrado a 10 de junho, foi exaltado na cidade de Lichinga, província de Niassa, num evento que reuniu membros do governo, académicos e estudantes da Universidade Rovuma. A iniciativa foi co-organizada pelo Instituto Camões e pelo Clube de Escritores e Poetas Amigos de Niassa.
Sob a direção de Óscar Daniel, docente universitário, o evento abordou percursos literários, a poesia, momentos de celebração artística no palco, bem como visitas a instituições como a Unilúrio e o Instituto de Formação de Professores no distrito de Sanga, a 50 quilómetros da cidade de Lichinga. A programação incluiu ainda acções de capacitação de autores emergentes e o lançamento de livros.
Faruk da Costa, representante da Direção Provincial de Cultura e Turismo, encorajou a realização de mais eventos do género, por constituírem oportunidades para a descoberta de novos talentos e para o incentivo à leitura entre os estudantes.
O representante acrescentou que cerimónias desse tipo contribuem para imortalizar e eternizar a língua de Camões no contexto da literatura.