Moçambique: Diplomatas africanos reforçam apoio às vítimas das cheias

Um grupo de embaixadores de países africanos acreditados na República de Moçambique concedeu um donativo no valor de 15 mil dólares norte-americanos ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), com vista a apoiar as populações afectadas pelas cheias que assolam várias regiões do país.

A contribuição financeira entregue segunda-feira (26), resulta de uma iniciativa espontânea dos diplomatas africanos, que decidiram unir esforços como forma de manifestar solidariedade para com as comunidades atingidas pelos efeitos severos da época chuvosa, marcada por deslocações forçadas, destruição de bens e danos em infra-estruturas sociais e económicas.

O montante será canalizado para as acções de resposta humanitária em curso, incluindo a distribuição de alimentos e outros bens essenciais às famílias em situação de maior vulnerabilidade.

O Executivo moçambicano representantaso pela presidente do Instituto Nacional de Gestão de Desastres, acolheu positivamente o gesto, destacando-o como um sinal claro de cooperação e irmandade entre os países africanos, ao mesmo tempo que reafirmou a sua determinação em continuar a trabalhar com parceiros regionais e internacionais no combate aos impactos das calamidades naturais.

No âmbito das cheias e inundações no centro e norte do país, resultaram em 99 centros de acolhimento com mais de 100 mil pessoas, além de 12 óbitos em toda época chuvosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste vai doar USD 2 milhões para ajuda humanitária a Moçambique

O Governo timorense aprovou nesta terça-feira, 27 de...

0

Moçambique: Governador de Nampula entrega nova máquina para o serviço de radiologia em Angoche

Na sequência de notícias sobre a avaria do...

0

UE mobiliza 1,15 milhão de euros em ajuda humanitária para Moçambique

A Comissão Europeia anunciou que vai mobilizar 1,15...

0