A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do Comité Central do Partido Comunista Chinês (PCC), Liu Jianchao, reiteraram a vontade mútua de consolidar as relações históricas de amizade, solidariedade e cooperação entre os países que representam.
As declarações foram feitas durante um encontro realizado em Pequim, capital chinesa, no âmbito da visita de trabalho que a ministra moçambicana realizou ao gigante asiático.
Maria dos Santos Lucas reafirmou o empenho de Moçambique em fortalecer a Parceria Estratégica Global com a China, nomeadamente através da diplomacia económica, através do impulsionamento das trocas comerciais, da cooperação empresarial e do equilíbrio da balança comercial.
No plano internacional reiterou o compromisso de Moçambique em manter boas relações com a China em matérias de interesse comum, tendo realçado o apoio moçambicano ao princípio de “uma só China” e à política de “um país, dois sistemas”.