O Banco de Moçambique anunciou, no relatório sobre a conjuntura económica, que o “endividamento público interno aumentou”, com um montante cumulativo de créditos contraídos, em termos nominais, de 31.663 milhões de meticais (460,9 milhões de euros), de dezembro de 2023 até 25 de março de 2024, data em que o ‘stock’ atingiu os 344.004 milhões de meticais (5.008 milhões de euros).
O relatório, publicado esta semana, refere ainda que, “dos principais instrumentos utilizados para financiar o défice de tesouraria, destacam-se as Obrigações do Tesouro e os adiantamentos no Banco de Moçambique.”
O ‘stock’ da dívida pública interna, em função da riqueza produzida no país, passou do equivalente a 23,7% do Produto Interno Bruto (PIB), em dezembro passado, para 22,4% do PIB, em março, segundo o mesmo relatório do banco central.