Moçambique: Filipe Nyusi diz que mentores da insurgência em Cabo Delgado são estrangeiros

À margem da visita de quatro dias de trabalho à Argélia, o Presidente da República, Filipe Nyusi, em declarações à imprensa, garantiu que as Forças de Defesa e Segurança continuam a perseguir os inimigos da pátria, em Cabo Delgado, procurando garantir a ordem e a segurança pública.

Nyusi afirmou que, recentemente, os insurgentes invadiram uma aldeia na província de Cabo Delgado, onde roubaram pelo menos 15 sacos de produtos diversos e levaram uma motorizada. O Chefe de Estado explicou que muitos desses insurgentes têm origem internacional, incluindo de alguns de países que auxiliam Moçambique no combate à insurgência. Nyusi ressaltou que é crucial identificar e lidar com a presença de elementos estrangeiros na instabilidade da província.

Filipe Nyusi reiterou o compromisso do governo em colaborar com os parceiros internacionais para abordar as raízes do conflito e garantir a segurança e estabilidade duradoura, em Cabo Delgado. Na ocasião, o Chefe de Estado, afirmou que a Argélia vai apoiar Moçambique no combate aos raptos e ao terrorismo que afetam algumas regiões da mesma província.

“Falamos que há tendência de raptos em Moçambique e colocaram-se na disponibilidade para apoiar-nos na formação e noutros esforços contra raptos. Esta foi uma conclusão tomada imediatamente e para tal, vamos tentar concluir o instrumento que orienta a cooperação na área de Defesa e Segurança. Prometeram um apoio imediato para a Força Local, aquela que está a combater o terrorismo,” avançou o Presidente da República, detalhando que as modalidades de treino, equipamento e troca de informações estão ainda em discussão.

Aurélio Sambo – Correspondente

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique mantém desigualdades no acesso aos serviços financeiros

O Banco de Moçambique alertou no Relatório de...

0

Moçambique; Chapo anuncia reforço dos serviços públicos e novos investimentos para o distrito de Malema

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, anunciou um...

0

Moçambique: Chapo desafia Malema a transformar potencial agrícola em riqueza para as famílias

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, desafiou esta...

0