O chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, avisou que o Governo pode ter dificuldades para pagar salários e subsídios de horas extras aos professores e médicos, devido à fraca arrecadação de receitas causada pelas manifestações pós-eleitorais.
As declarações foram feitas depois de o governante se ter reunido com reitores de universidades públicas e privadas para ouvir propostas de saída para a crise. Trata-se de mais um encontro promovido pelo próprio em busca de possíveis soluções para a atual crise pós-eleitoral que o país atravessa.
Foi nessa ocasião que Nyusi partilhou não estar em condições de assumir acordos, por estar a chefiar um Governo praticamente de gestão.
O Presidente da República de Moçambique disse ainda que já ouviu preocupações individuais de três dos quatro candidatos presidenciais. “Estamos a realizar encontros dirigidos e eu já me reuni com quase todos, menos esse ausente [Venâncio Mondlane], para poder ouvir … e dali, eu estou a ouvir preocupações de cada um, que não são iguais. O problema é que não se pode dizer ao povo [quais são essas preocupações]”, esclareceu.