Moçambique: Governo elimina quota para o feijão boer

O governo moçambicano decidiu eliminar a quota para o feijão boer, justificando a medida com o argumento de que a imposição anterior sufocava a economia nacional e favorecia práticas desonestas por parte de alguns comerciantes.

O anúncio foi feito na sexta-feira (11) pelo Secretário de Estado do Comércio, António Grispos, durante a abertura da Feira Provincial de Nampula, que decorreu de sexta-feira até domingo.

“Eliminámos as quotas do feijão boer. Já não existe quota de feijão boer neste país”, declarou Grispos.

Apesar da retirada das quotas, o dirigente afirmou que as autoridades continuarão a controlar rigorosamente as importações, com o objectivo de aumentar a arrecadação de receitas para o Estado com vista a melhorar a economia.

Grispos também adiantou que, na próxima campanha de comercialização agrícola, o governo não permitirá que estrangeiros actuem nas zonas rurais na compra de produtos agrícolas, defendendo que essas áreas devem ser reservadas aos comerciantes locais.

Refira-se que o feijão boer é um dos produtos de exportação, sobretudo para o mercado asiático, com destaque para Índia.

Nos últimos anos, devido a luta pelo controlo absoluto do mercado nacional do feijão boer é em particular na província de Nampula, empresários da área divergiram-se, até que resultou numa batalha grande judicial no tribunal Provincial.

O caso mexeu também no debate nacional tanto no parlamento como nos corredores diplomáticos entre Moçambique e Índia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Autoridades devem investigar assassinato de figura da oposição e levar responsáveis à justiça

Amnistia Internacional considera “extremamente preocupante” o assassinato de...

0

Moçambique: Daniel Chapo inicia visita ao Niassa e apela à união nacional e ao combate à desinformação

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0

Moçambique: Medo continua a assombrar comerciantes após bárbaro assassinato no distrito de Macomia em Cabo Delgado

O medo de ser atacado, raptado ou ferido,...

0