Moçambique: Iluminação pública chega a quatro bairros na cidade de Quelimane

Quatro bairros da cidade de Quelimane, província da Zambézia passaram a beneficiar, a partir desta terça-feira (09), de iluminação pública com a instalação de candeeiros solares, no quadro do Projeto Iluminar Quelimane, uma iniciativa liderada pela Associação Vitória.

A acção faz parte do Projeto de Iniciativas Juvenis para o Combate às Mudanças Climáticas, financiado pelo Conselho Autárquico de Quelimane com o apoio da organização internacional Bloomberg Philanthropies. A intervenção contempla a instalação de candeeiros solares nas ruas 2013, 2015, Sampene e Ivagalane já equipadas

Segundo os promotores, os candeeiros funcionam com energia solar, o que garante o fornecimento de luz mesmo em períodos de corte no sistema elétrico convencional.

Outrossim, a Electricidade de Moçambique (EDM) é também parte do projecto, tendo disponibilizado técnicos e recursos para a montagem dos equipamentos nos postos elétricos criados.

O coordenador municipal do projeto, Filipe Ribeiro, defendeu que a iniciativa vai às necessidades da população “hoje demos um passo importante ao trazer iluminação pública para estes bairros. Pouco a pouco, vamos avançando. É gratificante ver todos os partidos Renamo, Frelimo e MDM juntos, testemunhando este momento”.

O lançamento do acto contou com a participação do vereador da Juventude Municipal, Hermínio Leonel Amade, do chefe do Posto Administrativo Urbano n.º 2, Carlos Davide Manuessa, do secretário do bairro Coalane IIB, Fernando Zeca, líderes comunitários, partidos políticos representados na Assembleia Municipal entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: ExportaMoz quer aumentar em 30% exportações em Gaza

A ExportaMoz, consultora de comércio internacional em Maputo,...

0

Moçambique: Chapo visita Porto de Maputo e destaca investimentos de 500 milhões de dólares

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, realizou uma...

0

Moçambique: Governadora de Niassa acompanha obras da fábrica de grafite que vai produzir 100 mil toneladas por ano

A Governadora da Provincial do Niassa Elina Judite...

0