Moçambique: Inteligência Artificial e Cibersegurança são realidade em Nampula

Moçambique passou a contar, desde a passada sexta-feira (19), com o seu primeiro Laboratório de Inteligência Artificial e Cibersegurança, uma infraestrutura estratégica que visa reforçar a segurança nacional no domínio digital.

O empreendimento foi oficialmente inaugurado pelo Ministro da Defesa Nacional, Cristóvão Chume, na cidade de Nampula e localiza-se nas instalações da Academia Militar local. O laboratório terá como principal missão monitorar, recolher e analisar conteúdos virtuais produzidos por agentes mal-intencionados, com o objetivo de prevenir ameaças que possam comprometer a estabilidade e soberania do Estado.

Durante a cerimónia de inauguração, o ministro destacou a importância da iniciativa para o avanço tecnológico e científico do país, colocando Nampula no centro da transformação digital de Moçambique.

“A cidade de Nampula é o segundo maior centro académico do país depois de Maputo. Nampula tem que fazer parte da transformação científica e tecnológica de Moçambique. Hoje, Nampula coloca-se no centro da Inteligência Artificial e da Cibersegurança do nosso país”, afirmou Cristóvão Chume.

O dirigente revelou que criação do laboratório insere-se nos esforços do governo para modernizar a defesa nacional, responder aos novos desafios digitais e potenciar a investigação científica ligada às tecnologias emergentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Tribunal suspende afastamento de Muchanga da Renamo

O Tribunal Judicial da Cidade de Maputo concedeu...

0

Moçambique: Lançada PR campanha de comercialização agrícola na província de Nampula

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco...

0

Moçambique: Polícia da República de Moçambique patenteia 30 agentes e encaminha mais de 150 efectivos à reserva em Nampula

O comandante provincial da Polícia da República de...

0