Um grupo de terroristas invadiu, com tiroteio, pela madrugada de quarta-feira (29) de Maio, os arredores da sede do posto administrativo de Mbau, distrito de Mocimboa da praia, na província de Cabo Delgado.
Mas as suas acções não foram mais além devido à rápida resposta das Forças Armadas do Ruanda, principais responsáveis pelo circuito de segurança no distrito de Mocimboa da praia e Palma.
Mais de uma dezena de terroristas foi morta, segundo um residente local “estou a ver pela janela cerca de treze mortos, são todos alshababs e outros fugiram, mas, os ruandeses estão a perseguir”, contou um residente local a partir de Mbau sede.
Entretanto, o chefe de Estado Filipe Nhusy, também confirmou que mais de uma dezena de terroristas foi abatida pelas forças conjuntas (moçambicanas e ruandesas) na manhã de quarta-feira.
A confirmação pelo chefe de Estado foi na cidade de Matola, na província de Maputo, a quando da inauguração da Estação de Tratamento de Água Residuais do Infulene.
“Os terroristas levaram porrada, dezenas e dezenas ficaram em terra, incluindo capturado muito equipamento deles” afirmou o Chefe do Estado revelando que a operação estava em curso.