Através de um Comunicado divulgado pelo Ministério da Terra e Ambiente, a ministra, Ivete Maibaze, apontou que a Reserva de Biosfera das Quirimbas, em Cabo Delgado, necessita de 33 milhões de dólares americanos para viabilizar o seu Plano de Gestão e Negócios.
O Plano de Gestão e Negócios da Reserva de Biosfera das Quirimbas que decorre de 2023 a 2032 visa manter os ecossistemas em face da degradação ambiental e perda da biodiversidade para uma gestão sustentável, desenvolvimento económico e actividades eco turísticas.
Na nota, a ministra de Terra e Ambiente é citada dizendo: “queremos também realçar a importância de desenvolver parcerias que vão além do financiamento. Precisamos de alianças que promovam a troca de experiências e conhecimentos, tecnologias e melhores práticas, que nos ajudem a enfrentar os desafios complexos de hoje com soluções inovadoras e eficazes”.
No encontro com parceiros na cidade de Maputo, na segunda-feira, onde a responsável solicitou apoio financeiro e técnico, estavam representantes da USAID, UNESCO, UEM, PNUD, Agência Italiana de Desenvolvimento, Reino Unido, Suécia, UN Habitat e das Nações Unidas.