Moçambique: MISA repudia ataque da Polícia A jornalistas durante manifestações em Maputo

Nesta segunda-feira, 21 de outubro, o MISA Moçambique expressou sua indignação em relação a um ataque violento por parte da Polícia contra jornalistas que cobriam as manifestações em Maputo.

Os profissionais da imprensa foram alvo de disparos e gás lacrimogéneo enquanto entrevistavam o candidato presidencial Venâncio Mondlane, em meio a protestos exigindo a divulgação dos resultados eleitorais e pedindo justiça pelo assassinato do advogado Elvino Dias.

Em comunicado, o MISA diz que filmagens do evento mostram um cordão de segurança da Polícia anti-motim se aproximando dos jornalistas e lançando gás lacrimogéneo, o que gerou pânico e dispersão entre os repórteres.

O MISA repudia as Forças de Defesa e Segurança e insta para que os mesmos reconheçam o papel do jornalista

“O MISA condena veementemente a ação da Polícia e solicita que as Forças de Defesa e Segurança atuem com profissionalismo, respeitando os direitos à liberdade de expressão e de imprensa. A organização ressalta a importância do trabalho dos jornalistas na cobertura dos eventos caóticos que caracterizam o atual período pós-eleitoral e exige uma investigação sobre a conduta policial”.

Em um apelo à segurança dos jornalistas, o MISA recomenda que eles sigam rigorosamente os protocolos de segurança para evitar confrontos tanto com a polícia quanto com manifestantes.

Há pelo menos dois jornalistas feridos e um se encontra hospitalizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Daniel Chapo inicia visita ao Niassa e apela à união nacional e ao combate à desinformação

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0

Moçambique: Medo continua a assombrar comerciantes após bárbaro assassinato no distrito de Macomia em Cabo Delgado

O medo de ser atacado, raptado ou ferido,...

0

Moçambique: Funcionários do Município de Mocímboa da praia estão em greve laboral

Funcionários do Conselho Municipal e da Assembleia Municipal...

0