O candidato presidencial Venâncio Mondlane anunciou o bloqueio das principais capitais provinciais de Moçambique, incluindo as cidades de Maputo e Matola, a partir desta quarta-feira, 27 de novembro.
Esta é mais uma das medidas de protesto adotadas na sequência da divulgação dos resultados eleitorais por parte da Comissão Nacional de Eleições (CNE), que indica a Frelimo e o seu candidato presidencial, Daniel Chapo, como vencedores do sufrágio realizado a 09 de outubro.
A informação sobre o bloqueio de cidades foi avançada em mais uma comunicação virtual de Mondlane ao povo moçambicano, feita um dia antes do evento através da página oficial no Facebook.
O político deixou a indicação de que, a partir das 08h00 desta quarta-feira, os cidadãos deveriam desligar os seus carros em plena estrada e caminhar em direção aos seus locais de trabalho, devendo retomar às viaturas no final do expediente. A medida é exclusiva para aqueles que estiverem nas cidades.
Mondlane pediu novamente “sacrifício” e “paciência” ao povo moçambicano. Disse ainda que o mesmo deveria entoar o hino nacional por 15 minutos e também o hino de África, além de, igualmente no regresso a casa, dever buzinar até às suas residências, como parte dos protestos.