O candidato presidencial Venâncio Mondlane anunciou quatro dias de luto nacional pelas mais de 130 vítimas mortais das manifestações pós-eleitorais.
O início do luto está marcado para esta quinta-feira, 19 de dezembro, e termina no domingo, dia 22.
Mondlane caracterizou a quinta-feira como o começo de uma celebração em honra dos “heróis da democracia moderna”, tendo mencionado como símbolos dessa luta os nomes de Elvino Dias, um advogado assassinado, e Mano Shottas, que perdeu a vida em Ressano Garcia.
O luto será marcado por um apelo à reflexão e à união do povo moçambicano. Nesse período de homenagem, explicou o político, as atividades poderão decorrer normalmente, sem manifestações de rua ou restrições à circulação de trânsito.
“Vamos também orar por justiça em Moçambique e pelas famílias que estão a sofrer com a perda de entes queridos, em todos os cantos do país”, finalizou.