Ficou hoje aprovado, em sede do Tribunal Judicial da Cidade de Maputo, um acordo para que o Congresso da Renamo seja marcado para os dias 15 e 16 de maio de 2024. Para além da data do Congresso, ainda foram dadas as seguintes garantias de que todos os potenciais candidatos e membros da Renamo estão livres de exercer, sem restrições, atividade política em todo território nacional sem restrições e que, em todo ciclo eleitoral interno, poder-se-á fazer atividades de campanha respeitando o princípio de igualdade para todos potenciais candidatos.
“Temos uma boa notícia, através de um acordo tecnicamente chamado transição, alcançado no tribunal judicial da Cidade de Maputo. Ficou marcado definitivamente o congresso da Renamo a ter lugar nos dias 15 e 16 de maio,” disse Venâncio Mondlane à imprensa, visivelmente satisfeito com os resultados alcançados.
Com efeitos da decisão do tribunal, a reunião do Conselho Nacional marcada para primeira quinzena de abril tornou-se irrelevante para efeitos de marcação da data do Congresso.
Por sua vez, o Presidente da Renamo, Ossufo Momade, recorreu à página do Facebook do partido para anunciar a marcação das datas do congresso do maior partido da oposição.
Aurélio Sambo – Correspondente