A circulação entre as províncias de Cabo Delgado e Nampula, e destas para outros pontos do país, está interrompida desde a madrugada desta terça-feira devido à destruição da estrada número 1 no troço entre Anchilo e a cidade de Nampula, em consequência do ciclone Jude.
Para efeito, uma longa fila de carros se formou em ambos os lados, enquanto, no local, os trabalhos para a reposição do trânsito continuam.
O governador de Nampula, Eduardo Mariamo Abdula, que visitou a zona, na manhã desta quarta-feira (12), encorajou a empresa contratada pela Administração Nacional de Estradas a trabalhar dia e noite para que, o mais rápido possível, seja retomada a circulação de pessoas e bens.
“Eu não quero estipular um prazo, mas o que pedi aos empreiteiros e à Administração Nacional de Estradas é que tentem fazer isso no menor tempo possível. Que se trabalhe dia e noite para ver se conseguimos reabrir a transitabilidade.”
Eduardo Mariamo Abdula disse que a situação era caótica devido ao grande número de pessoas que estavam no local à espera de retomar o trânsito. “Viram o fluxo de carros parados, com famílias, pessoas e bens, e corremos o risco, se isso continuar, de haver problemas de abastecimento na cidade de Nampula. Mas acredito que, nas próximas horas ou dias, pelo menos, teremos o desvio que está sendo aberto.”
Além desse troço, que liga as duas províncias, outras estradas foram destruídas em consequência do ciclone Jude, o que tem dificultado o trânsito da cidade de Nampula para os distritos e vice-versa.