Moçambique: Niassa conta com uma fábrica de cimento que pode produzir 250.000 toneladas anuais

Desde sexta-feira, 13 de dezembro, a Província de Niassa deu um passo significativo para a sua industrialização com a inauguração da Fábrica de Cimento do Niassa (Cimento Búfalo), localizada no Distrito de Chimbunila.

Com um investimento de 20 milhões de dólares, a fábrica terá uma capacidade de produção de 250.000 toneladas de cimento por ano, o que garante a criação de pelo menos 500 empregos diretos para a população local.

O empreendimento foi inaugurado pelo Filipe Nyusi, Presidente da República, acompanho pelo Silvino Moreno, Ministro da Indústria e Comércio e leis governantes da província como a  Governadora e a Secretaria de Estado, além de outras autoridades locais.

As lideranças disseram, durante a inauguração, que o empreendimento terá um impacto positivo na economia da província de Niassa, e do país em geral, porque passa a utilizar matérias-primas locais.

Os dirigentes destacaram que a fábrica contribuirá não apenas para a solução do problema da habitação na região, mas também impulsionará a economia local por meio da criação de empregos, estímulo à construção civil.

Com uma contribuição estimada de 3,42% na produção total de cimento do país, Niassa onde o cimento tem sido mais caro do que outras províncias, junta-se a outras 10 províncias que se tornaram auto-suficientes no sector da construção. 

Para a população, trata-se de um passo importante, que almeja a redução do preço para permitir que muitas famílias possam melhorar as suas habitações. Actualmente um saco de cimento de 50 quilos chega a custar até 800 meticais e pode aumentar na medida em que se afasta da cidade capital, Lichinga.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: província de Nampula recebe reforça no combate à desnutrição com apoio directo às famílias vulneráveis

O combate à desnutrição infantil na província de...

0

Moçambique: Sindicato dos Trabalhadores domésticos de Nampula denuncia salários de miseráveis

Enquanto muitas famílias dependem do trabalho doméstico para...

0

Presidentes de Angola e Moçambique analisam parceria

Os Presidentes de Angola e de Moçambique, João...

0