Moçambique: Novo presidente da República divulga planos para enfrentar o terrorismo e os raptos

O novo presidente da República de Moçambique, Daniel Francisco Chapo, que tomou posse nesta quarta-feira (15) na cidade de Maputo, afirmou que irá olhar com atenção para o terrorismo em Cabo Delgado e a situação dos raptos na capital do país.

Para tal, jurou que irá aprimorar o desempenho das Forças de Defesa e Segurança (FDS) através de equipamentos e meios modernos para responder aos desafios da segurança nacional.

“Equipar as FDS com infraestruturas e meios modernos, de forma a permitir que as nossas Forças respondam adequadamente aos atuais desafios inerentes à segurança nacional, como o terrorismo em Cabo Delgado e os raptos na cidade de Maputo.”

Além disso, a formação será outra prioridade. “Apostaremos, igualmente, na valorização das nossas Forças, por meio da formação especializada, bem como da melhoria das condições de trabalho e da vida pessoal.”

O novo presidente de Moçambique prometeu ainda que o seu governo irá equipar as forças de inteligência e investigação. “Estabeleceremos uma unidade central dedicada à coleta, análise e partilha de inteligência sobre raptos e crimes organizados, fortalecendo a capacidade de resposta. Implementaremos um sistema de alerta de raptos e crimes violentos, permitindo que as ocorrências sejam amplamente divulgadas e que os cidadãos possam denunciar de forma rápida e segura. Criaremos um órgão de policiamento comunitário, composto por moradores locais que, em colaboração com as esquadras, monitorarão movimentos e identificarão ameaças nos bairros. Instituiremos um Serviço de Assuntos Internos, um órgão independente tutelado pelo Ministro do Interior e supervisionado por um painel de civis.”

A necessidade de melhorar as ações de combate ao terrorismo e aos raptos tem sido uma das grandes recomendações da população e de especialistas, tanto no país quanto no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil e Espanha debatem cooperação na transição energética

Brasil e Espanha debatem cooperação na transição energética

O Seminário Internacional “Desafios Convergentes da Transição Energética: Espanha e Brasil” reuniu especialistas em Madrid para discutir a cooperação bilateral…
Cabo Verde apoiado pela Hungria com sete milhões de euros

Cabo Verde apoiado pela Hungria com sete milhões de euros

A Hungria assinou um acordo com Cabo Verde para disponibilizar mais sete milhões de euros ao programa de mobilização de…
EUA instados por China, Rússia e Irão a levantar sanções

EUA instados por China, Rússia e Irão a levantar sanções

A China, a Rússia e o Irão apelaram aos Estados Unidos e ao Ocidente para que levantem as sanções impostas…
Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

O Governo japonês decidiu disponibilizar 11 milhões de dólares a Moçambique para reforçar o policiamento comunitário e a segurança nas…