Moçambique: Novos laboratórios reforçam a defesa da Saúde Pública e da segurança alimentar em Cabo Delgado

A cidade de Pemba, capital da província de Cabo Delgado tem um sistema de saúde público fortalecido no controlo da qualidade alimentar com a inauguração de dois modernos laboratórios no Centro de Saúde Eduardo Mondlane.

Trata-se do Laboratório de controlo de Qualidade de Água e Alimentos e o Laboratório de Biologia Molecular que foram inaugurados pelo Secretário de Estado na Província, Fernando Bemane de Sousa, numa cerimónia que reuniu autoridades locais e profissionais de saúde.

Os novos espaços representam um avanço estratégico para Cabo Delgado, ampliando a capacidade provincial de resposta a desafios sanitários e ambientais, indicou o dirigente.

O laboratório dedicado ao controlo da qualidade de água e alimentos permitirá monitorar a potabilidade da água, identificar contaminações e orientar medidas preventivas tornando a província a quarta do país a dispor de uma infraestrutura deste tipo construída de raiz.

O Secretário de Estado destacou que o investimento reflecte o compromisso do Governo com “a saúde pública, a segurança alimentar e o bem-estar dos cidadãos”, por isso apelou ao uso responsável.

Já o Laboratório de Biologia Molecular, financiado pelo Programa de Emergência do Presidente dos Estados Unidos para o Alívio do HIV/SIDA (PEPFAR), reforça a capacidade da província no combate a doenças virais, especialmente o HIV/SIDA. Com uma capacidade instalada para realizar até 9.724 exames por mês, o espaço permitirá efetuar testes de carga viral, diagnóstico precoce infantil e outras análises moleculares.

Para o Diretor do Serviço Provincial de Saúde, Edson Fernando, as infraestruturas representam um passo importante para o sector na província.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Assembleia Provincial de Niassa aprova Plano e Orçamento para 2026 e Balanço Positivo do Primeiro Semestre de 2025

A Assembleia Provincial do Niassa aprovou, em unanimidade,...

0

Moçambique: TA verifica irregularidades nas contas do Governo de Nyusi

O Tribunal Administrativo (TA) de Moçambique detetou várias...

0

Moçambique: Parlamento define prazo para posse dos deputados do PODEMOS

O Parlamento moçambicano decidiu que os deputados do...

0