O Gabinete Provincial de Combate à Corrupção (GPCC) de Nampula deteve, recentemente, oito funcionários do Serviço Distrital de Educação, Juventude e Tecnologia (SDEJT) de Mecubúri, acusados de envolvimento em práticas de corrupção.
As detenções estão relacionadas com a alegada criação e pagamento de salários a trabalhadores “fantasma”, causando prejuízos significativos ao erário público.
Segundo o relatório do GPCC, os funcionários detidos terão manipulado o sistema de gestão de recursos humanos para introduzir nomes falsos ou inativos, permitindo o levantamento indevido de salários durante vários meses. A operação foi possível graças à atuação conjunta das autoridades de combate à corrupção e do setor da educação, que identificaram irregularidades nos registos de pessoal e nas folhas de pagamento.
As investigações prosseguem para apurar a extensão total do esquema e identificar outros possíveis envolvidos.
O caso está a gerar grande atenção pública na província de Nampula, sendo visto como um teste ao compromisso das autoridades moçambicanas no combate à corrupção e à má gestão dos recursos públicos, especialmente num setor tão sensível como a educação.