A população de Papai e Hukula, no distrito de Namuno, na província de Cabo Delgado, acusa as autoridades dos postos administrativos destas cidades de distribuirem medicamentos que causam cólera. As manifestações da população contra as suas lideranças levou-as a fugir para locais seguros.
Falando na Primeira Sessão do Conselho de Representação de Estado, na cidade de Pemba, esta quarta-feira, a administradora de Namuno, Maria Felizbela Lázaro, descreveu a situação como preocupante.
Nos postos administrativos de Papai e Hukula, os serviços administrativos e sanitários estão completamente paralisados e os funcionários estão em fuga.
“Estão sem alojamento, foram saqueados os seus bens, pegaram a enfermeira despiram e começaram a bater nela, levaram-na nua pela aldeia, eu não sei que moral tem essa enfermeira para regressar ao posto de trabalho”, disse Maria Felizbela Lázaro, perante o Secretário do Estado, numa sessão na cidade de Pemba.
Reagindo a esta situação, o Secretário do Estado em Cabo Delgado, António Supeia, apelou aos administradores para usarem a Polícia para manter a ordem e segurança públicas, mas primeiro exige o regresso das autoridades.
“É preciso a Estrutura Administrativa voltar e a polícia fica encarregue por proteger e se for necessário colocar ali a polícia durante uma semana, coloquem para estabelecer a ordem”, exortou António Supeia.