Para garantir assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade, o Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou quinta-feira (21), na cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado um centro de acolhimento temporário.
Localizada no bairro de Maringanha, a infraestrutura destina-se a atender crianças, idosos, mulheres e pessoas com deficiência em situação de desamparo.
O centro tem capacidade para acolher até 250 utentes, sendo constituída por dormitórios, campo de cultivo, sala de atendimento médico, entre outros serviços. O acolhimento às pessoas vulneráveis pode durar até seis meses.
O Presidente da República, Filipe Nyusi, destacou a importância da nova infraestrutura e mencionou que o país já conta com nove centros em diferentes províncias.
Os habitantes da cidade de Pemba consideram que este é um grande avanço, uma vez que a província enfrenta uma situação de grande vulnerabilidade devido aos ataques terroristas.
As principais ruas da cidade de Pemba são frequentadas por idosos e necessitados que sobretudo às sextas feira vão de loja em loja fazendo pedidos para garantir a sua sobrevivência.