O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, considera necessário haver uma Administração Pública transparente.
Neste sentido, o governante apelou nesta segunda-feira, 31 de março, à necessidade de os magistrados do Ministério Público centrarem as suas atenções na promoção de ações de combate à corrupção, uma vez que “o fenómeno retarda o desenvolvimento do país e mina a confiança dos cidadãos nas instituições públicas”.
As declarações foram feitas no dia em que o chefe de Estado empossou a Vice-Procuradora-Geral da República, Irene Micas e Uthui, e os Procuradores-Gerais Adjuntos, Mário Ernesto Sevene, Firmino Emílio e Eduardo Barros Sumana.
Ao discursar, Chapo disse reconhecer os desafios do judiciário e realçou que o reforço da prevenção e combate à corrupção, bem como os crimes económicos financeiros, constituem um dos principais programas para o quinquénio 2025-2029.