O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, iniciou esta quinta-feira uma visita oficial a Portugal, centrada no reforço das relações bilaterais e na possibilidade de conversão da dívida soberana moçambicana em projetos de economia verde.
A agenda inclui encontros com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o Primeiro-ministro, Luís Montenegro. De acordo com a Presidência portuguesa, Chapo foi recebido no Palácio de Belém, com registo fotográfico e assinatura do Livro de Honra, mas sem declarações públicas dos dois chefes de Estado.
Em entrevista à agência Lusa, após participar na IV Conferência da ONU sobre o Financiamento ao Desenvolvimento, em Sevilha, Chapo afirmou que Portugal demonstra abertura para negociar a transformação da dívida de Moçambique em investimentos sustentáveis.
“Há abertura de Portugal e de outros países da União Europeia. Isto pode aliviar a pressão sobre o orçamento e criar espaço para mais investimento e desenvolvimento”, afirmou o chefe de Estado moçambicano.
Chapo destacou ainda os laços históricos e culturais entre os dois países, reforçados pela recente presença de Marcelo Rebelo de Sousa nas comemorações dos 50 anos da independência de Moçambique.