Moçambique: PRM recorre a balas reais para expulsar garimpeiros ilegais no distrito de Montepuez

A Polícia da República de Moçambique (PRM), no distrito de Montepuez, recorreu a balas reais para expulsar garimpeiros ilegais que, há quase uma semana, exploram ouro descoberto por nativos na zona residencial de Ncoripo, nos arredores da cidade de Montepuez, no sul da província de Cabo Delgado.

Fontes disseram à “E-Global” que houve confrontos entre as duas partes quando membros da PRM, liderados pelo respetivo comandante distrital, se deslocaram ao local e detiveram alguns garimpeiros ilegais em actividade, como forma de intimidar os demais e dissuadi-los de continuar com a exploração.

Descontentes com a acção da polícia, outros garimpeiros decidiram seguir os detidos que haviam sido conduzidos ao comando distrital. Durante a caminhada, os garimpeiros entoavam canções em que evocavam o nome do ex-candidato às eleições presidenciais, Venâncio Mondlane.

Para impedir que a multidão se aproximasse do comando distrital da PRM, os agentes dispararam balas reais, o que levou os garimpeiros a se dispersarem e fugirem do local.

Minutos depois, a situação que teve início por volta das 10 horas da manhã (hora de Maputo) foi dada como controlada cerca de três horas mais tarde. No entanto, segundo fontes contactadas, os garimpeiros regressaram posteriormente à actividade ilegal.

Um vídeo amador visualizado pela E-global vêm-se garimpeiros ilegais desfilando numa das ruas de Montepuez enquanto canta o nome de Venâncio Mondlane, como forma de contestar a actuação dos agentes da Polícia da República de Moçambique.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Mecúfi reforça cadeia de valor da pesca com novos meios de produção

Vinte e três associações de pescadores do distrito...

0

Moçambique: Chapo reúne-se com Jinping em Pequim

O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, foi...

0

Moçambique: Funcionários suspensos do Município de Nampula recorrem ao Tribunal Administrativo para exigir reintegração

Um grupo de funcionários do Conselho Municipal da...

0