Moçambique: Projecto de reabilitação da estrada Mueda–Oasse–Sunate gera expectativa em Cabo Delgado

O projecto de reabilitação da estrada Mueda–Oasse–Sunate (R698 e N380), na província de Cabo Delgado, poderá representar um novo impulso para o desenvolvimento económico e social da região norte do país.

O tema esteve em debate recentemente durante a sessão de abertura do processo de participação pública do Estudo de Pré-viabilidade Ambiental e Definição de Âmbito (EPDA), realizada esta na sede do distrito de Mueda sob direcção do administrador distrital, Atanásio Amba.

O encontro reuniu representantes do Governo Distrital, da CTA, líderes comunitários e representantes dos membros das comunidades locais, que analisaram os impactos e oportunidades associados à futura obra.

De acordo com os promotores, neste caso, a Administração Nacional de Estradas (ANE), a reabilitação da via visa melhorar a ligação rodoviária entre Moçambique e Tanzânia, facilitar o comércio transfronteiriço e reforçar a integração da região à rede nacional de transportes conectada à EN1.

Durante a consulta pública, várias preocupações foram apresentadas pelas comunidades, com destaque para a situação das famílias residentes ao longo da estrada, oportunidades de emprego para a juventude local e a necessidade de investimento em serviços sociais básicos.

Em resposta, a Administração Nacional de Estradas garantiu que os cidadãos afectados serão devidamente compensados e assegurou que a mão-de-obra local terá prioridade nas futuras actividades do projecto.

A ANE, anunciou igualmente a realização de estudos para avaliar a possibilidade de construção de infra-estruturas sociais, incluindo escolas e unidades sanitárias, nas zonas abrangidas pela iniciativa.

Na sua intervenção, Atanásio Amba destacou a importância do cumprimento dos compromissos assumidos perante as comunidades e defendeu uma coordenação eficiente na instalação de sistemas de tubagem e fibra óptica, de forma a preservar a durabilidade da futura estrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Daniel Chapo destaca segurança hídrica como prioridade estratégica

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0

Moçambique: Coordenador do ANAMOLA assassinado em Massangena

O coordenador distrital do ANAMOLA em Massangena foi...

0

Moçambique: Bispos condenam ataques terroristas em Cabo Delgado e elogiam “perseverança na fé” dos fiéis

A Conferência Episcopal de Moçambique publicou ontem, dia...

0