O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, e o Presidente do Grupo Banco Mundial, Ajay Banga, anunciaram esta segunda-feira, em Songo (província de Tete), a intenção de transformar Moçambique num centro de distribuição de energia eléctrica na África Austral. A declaração foi feita durante a visita oficial de Banga ao país, que incluiu uma passagem pela Barragem de Cahora Bassa e zonas com elevado potencial energético.
A visita teve como foco principal o reforço da parceria estratégica entre Moçambique e o Banco Mundial, visando o desenvolvimento de infraestruturas energéticas e a diversificação da matriz energética nacional. Para além das hidroeléctricas, o país aposta também na produção de energia a partir do gás natural e de fontes renováveis como o sol e o vento, com destaque para a central térmica de Temane e futuros projectos solares, incluindo uma nova central de 400 MW em Cahora Bassa.
Ajay Banga destacou que nenhum outro país da região tem o mesmo potencial energético que Moçambique, sublinhando o compromisso do Banco Mundial em apoiar esta visão através de diferentes mecanismos financeiros e técnicos. O dirigente elogiou ainda a liderança de Daniel Chapo e a visão estratégica de tornar o país uma potência energética regional nos próximos anos.
Além da energia, o Presidente moçambicano identificou o turismo, a agricultura, os recursos minerais e os corredores logísticos como áreas prioritárias de desenvolvimento, reforçando a aposta em parcerias para alcançar a independência económica e melhorar o bem-estar da população.