O Banco de Moçambique apurou que o Fundo Soberano do país encerrou o mês de setembro com o seu capital a ter um valor de mercado de 152.528.225,21 dólares norte-americanos, contra os 117.958.215,57 USD referentes a 30 de junho de 2026. Estes valores refletem uma evolução de 34.570.009,64 em relação ao último dia do segundo trimestre.
Esta é a maior valorização do Fundo Soberano de Moçambique desde a sua entrada em operação, em dezembro de 2025. Até ao dia 30 de junho o maior desempenho dos investimentos do Fundo Soberano tinha sido verificado nos primeiros dois meses.
De recordar que o Banco de Moçambique iniciou em junho a implementação “efetiva” do Fundo Soberano, após a aprovação do Plano Diretor de Investimentos, pelo Ministério das Finanças. Até ao dia 24 de junho, os recursos do Fundo Soberano eram aplicados em depósitos overnight, que são operações financeiras de curto prazo, contratadas para um único dia útil, com resgate automático no dia seguinte.
O pior desempenho do Fundo Soberano foi registado no segundo trimestre de 2026, altura em que o “banco” das receitas do Gás Natural do Rovuma teve uma evolução de 552.155,36 dólares em relação ao último dia do mês de março.