Um grupo de mais de dez terroristas, na madrugada desta terça-feira, estiveram na comunidade de Namigure, oito quilómetros da vila de Macomia, Cabo Delgado, onde saquearam produtos alimentares sem, no entanto, protagonizar actos de violência.
Relatos locais referem que depois da acção os terroristas abandonaram a aldeia, mas a população receia que o grupo possa regressar nos próximos dias, tendo alegadamente dito que ainda precisavam de mais alimentos. Uma unidade da força local, foi acionada para perseguir o grupo, que apesar disso não os encontrou.
Namigure é uma região que actualmente acolhe muitas famílias deslocadas, que nos últimos meses foram forçadas a abandonar a região costeira de Macomia (Quiterajo e Mucojo), devido as acções das forças conjuntas moçambicanas e ruandesas contra as bases terroristas.
Já no domingo, os terroristas decapitaram um homem nas imediações da aldeia Homba, no distrito de Mueda, zona norte de Cabo Delgado.
De acordo com os mesmos relatos, os atacantes rumaram ao distrito de Meculo onde, até ao meio-dia desta segunda-feira, protagonizaram uma incursão mortal na aldeia Chaxacha, não há, no entanto, muitos detalhes sobre este ataque.